Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação – 1 Vaga

O Centro de Ciências do Mar do Algarve, abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projecto PTDC/MAR/114380/2009, designado por “Regulação ambiental do fitoplâncton na Ria Formosa (PHYTORIA)”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT/MCTES (PIDDAC) nas seguintes condições:

Funções a desempenhar:
A função principal do bolseiro será colaborar na captura e análise de amostras de zooplâncton na Ria formosa e implementação de experiencias com copépodes em situações controladas. A amostragem será realizada com uma frequência quinzenal ou mensal. O bolseiro será responsável por analisar e identificar a comunidade zooplanctónica. Irá ainda colaborar na realização de experiencias sobre taxas de ingestão e na sua determinação pelo método de análise de fluorescência do tubo digestivo.

Orientação Cientifica:
Professora Doutora Maria Alexandra Anica Teodósio Chícharo, Professora Associada na Universidade do Algarve e Investigadora do CCMAR.

Requisitos:
1. Possuir licenciatura em Biologia, Biologia Marinha ou áreas afins;

Critérios de avaliação:
1. Média de Licenciatura (25%);
2. Experiência no estudo de zooplâncton (25%);
3. Experiência na identificação de copépodes (20%);
4. Experiência na determinação da taxas de ingestão e método de fluorescência do tubo digestivo em copepodes (20%);
5. Analise de dados estatísticos (10%).

Condições da bolsa:
Duração de 6 meses, com início previsto para Janeiro de 2012, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml e regulamento de bolsas de investigação cientifica do CCMAR em http://www.ccmar.ualg.pt/home/assets/files/Outros/Reg_bolsas.pdf. A bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por um período adicional de 6 meses.

Remuneração:Será de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. (745.00€/mês – BI para Licenciado).

Prazos de recepção:De 30 de Novembro a 15 de Dezembro de 2011.

Candidatura:As candidaturas devem ser feitas em formulário próprio (IP.CCM.040/00) que pode ser obtido em http://goo.gl/n4EDo e incluir carta de motivação, uma cópia do certificado de habilitações, Curriculum vitae detalhado, cópia de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão ou passaporte, número de identificação fiscal, e referências.

Envio de candidaturas:As candidaturas devem ser enviadas com a Refª CCMAR/BI/0055/2011 por e-mail para ccmar@ualg.pt ou por correio para Centro de Ciências do Mar, Gab. 2.90, Edifício 7, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro. A recepção só é considerada válida após confirmação por escrito.
Divulgação de resultados:A comunicação dos resultados da avaliação será feita até 30 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas, mediante comunicação escrita.

Comissão responsável pela selecção:
Professora Doutora Maria Alexandra Anica Teodósio Chícharo, Professora Associada na Universidade do Algarve e Investigadora do CCMAR (presidente do júri), Professor DoutorLuis Manuel Zambujal Chícharo, Professor Associado na Universidade do Algarve (vogal), Doutora Ana Maria Branco Barbosa, Professora Auxiliar na Universidade do Algarve e investigadora do CIMA (vogal).

No âmbito do projecto PTDC/MAR/114380/2009
Ref.ª: CCMAR/BI/0055/2011