Bolsa de Investigação (Ref. ª: CCMAR/BI/0006/2012)

O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projecto MODELA – PTDC/MAR/098643/2008, designado por “Modelação da dinâmica larvar de peixes e processos oceanográficos relevantes.” financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) / MCTES-PIDDAC, nas seguintes condições:

Funções a desempenhar:
O trabalho de bolsa será realizado em Lisboa/Faro/Aveiro e consistirá em:
• Auxílio na realização das tarefas do projecto que incluem experiências em condições controladas de crescimento e sobrevivência larvar,
• Trabalhar por turnos na realização das experiências laboratoriais;
• Colheita de amostras no mar de zoo- e ictioplâncton em campanha oceanográfica;
• Determinação da produção de ovos em copépodes Calanoida;
• Quantificação de ácidos nucleícos nas larvas e aplicação da razão RNA:DNA.
Orientação Cientifica: Professora Doutora Maria Alexandra Anica Teodósio Chícharo, Professora Associada na Universidade do Algarve e Investigadora do CCMAR.

Requisitos:
• Possuir licenciatura em Biologia, Biologia Marinha ou áreas afins;
Critérios de avaliação:
1.Média de Licenciatura (25%);
2. Noções de Aquacultura em geral, larvicultura e produção de alimento em aquacultura (40%),
3. Conhecimentos de taxonomia e ecologia de zoo- e ictioplâncton (30%).
4. Conhecimentos de inglês, escrito e falado (5%).

O Júri poderá recorrer a entrevista no sentido de solicitar esclarecimentos adicionais, que considere necessários.

Condições da bolsa:
Duração de 6 meses, com inicio previsto para Abril de 2012, em regime de exclusividade, eventualmente renovável por períodos adicionais até ao máximo total de 12 meses, conforme regulamento de bolsas de investigação cientifica do CCMAR em http://goo.gl/DT2JS.

Remuneração: Será de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. (745.00€/mês – BI para Bacharel ou Licenciado).

Prazos de receção: De 13 de Fevereiro de 2012 a 28 de Fevereiro de 2012.

Candidatura: As candidaturas devem ser feitas em formulário próprio (IP.CCM.040/00) que pode ser obtido em http://goo.gl/n4EDoe incluir carta de motivação, uma cópia do certificado de habilitações, Curriculum vitae detalhado, cópia de Bilhete de Identidade ou passaporte, número de identificação fiscal, e eventualmente referências.

Envio de candidaturas: As candidaturas devem ser enviadas com a Ref. ª: CCMAR/BI/0006/2012 por e-mail para ccmar@ualg.pt ou por correio para Centro de Ciências do Mar, Secretariado, Gab. 2.90, Edifício 7, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro. A recepção só é considerada válida após confirmação por escrito.

Divulgação de resultados: A comunicação dos resultados da avaliação será feita até 30 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas, mediante comunicação escrita.

Comissão responsável pela seleção: Professora Doutora Maria Alexandra Anica Teodósio Chícharo, Professora Associada na Universidade do Algarve e Investigadora do CCMAR (presidente do júri), Doutor Miguel Santos, Investigador no INRB-IPIMAR (Instituto Nacional de Recursos biológicos) (vogal), Doutora Carla Susana Garrido Coelho, Investigadora do CO-LMG- Bolseira Pós-doutoramento da FCT (vogal).