Bolsas individuais de investigação científica e tecnológica para licenciados

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), abriu um concurso para três novas bolsas destinadas a integrar licenciados e mestres em projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) a decorrer atualmente na Região. Estes projetos foram aprovados em concurso aberto no âmbito do consórcio Net-Biome, que reúne entidades financiadoras de atividades de investigação pertencentes a 11 regiões ultraperiféricas, integradas em cinco países europeus.

Uma das bolsas destina-se a integrar um bolseiro no projeto de I&D subordinado ao tema “MOVECLIM : Montane vegetation as listening posts for climate change” e podem candidatar-se os interessados com licenciatura em Biologia ou áreas afins. Este projeto será o primeiro estudo comparativo da biodiversidade tropical ao longo de um gradiente altitudinal, em cinco arquipélagos, e estabelecerá uma rede internacional e multidisciplinar de trabalho, para as ilhas Mascarenhas (Reunião), Antilhas (Guadalupe), Pico (Açores), La Palma (Canárias) e Tahiti (Polinésia Francesa). Os trabalhos serão desenvolvidos no Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade dos Açores, sediado na ilha Terceira.

A segunda bolsa pretende integrar um mestre no projeto de I&D “SafePGR – Towards Safer Plant Genetic Resources through improved viral diagnostics”, e é direcionada para candidatos com experiência comprovada em cultura de tecidos vegetais e em biologia molecular. Este projeto tem por objetivo melhorar o conhecimento da diversidade de vírus que infetam culturas de bancos de germoplasma vegetal, pela utilização de métodos clássicos e desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico. Os trabalhos serão desenvolvidos no Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA), sediado no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, na ilha Terceira.

Finalmente, a terceira bolsa destina-se a integrar um mestre no projeto “SEAPROLIF : Diversity and functioning of coastal marine biomes under siege: implications of seaweed proliferations across three oceans”, podendo candidatar-se detentores de Mestrado em Biologia Marinha, Ecologia Marinha, Ciências do Mar ou afins. O candidato selecionado para este projeto dará apoio aos trabalhos de monitorização da interação entre Asparagopsis spp. e invertebrados, bem como ao trabalho em laboratório para estudo da diversidade de Symbiodinium spp. associado a corais. Os trabalhos serão desenvolvidos no Centro do IMAR – Instituto do Mar da Universidade dos Açores, sediado no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta.

O concurso está aberto até 23 de março e o Regulamento, Edital e formulários de candidatura desta medida estão disponíveis na área de Novos Concursos.

Solicitar información en “Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, email frct@azores.gov.pt

Ver oferta aqui